Como a COVID-19 mudou o cotidiano das pessoas.

Home/Dicas de Saúde/Como a COVID-19 mudou o cotidiano das pessoas.

Como a COVID-19 mudou o cotidiano das pessoas.

A doença respiratória causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), conhecida por COVID-19, já matou mais de 2,8 milhões de pessoas e infectou mais de 129 milhões em todo o mundo. Ela foi identificada em dezembro de 2019 na China e fez o mundo se adaptar com seu impacto até hoje. 

 Os coronavírus são uma grande família viral, descobertos desde meados de 1960. São causadores de infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, as infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, como um resfriado comum. Mas alguns podem causar doenças graves como a Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave), identificada em 2002 e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), identificada em 2012.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e cerca de 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais cerca de 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa.

 Adeus velhos hábitos: 5 mudanças contra a COVID-19

Desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou se tratar de uma pandemia, o mundo iniciou uma série de restrições para conter o avanço do Sars-CoV-2. Com isso, hábitos novos foram introduzidos no cotidiano das pessoas e antigos foram adaptados. As mudanças vieram desde a forma como nos relacionamos com as pessoas com um simples aperto de mãos, a higiene pessoal e até mesmo os ritos funerários. Confira 5 mudanças para o que chamamos de “novo normal”. 

1 – O hábito de lavar as mãos virou, mais do que nunca, uma obrigação! 

Esteja com as mãos sempre higienizadas: lave as mãos até a altura dos punhos com água e sabão, caso não tenha como lavar no momento, higienize com álcool em gel 70%.

2 – Vida social virou vida digital 

As formas mais eficientes para conter a COVID-19 é manter distância social, não aglomerar, usar máscaras, não abraçar e evitar aperto de mão. Com isso, o contato e as relações passaram por restrições, mas como o ser humano é sociável, a tecnologia possibilitou a troca e interação de uma forma mais segura. 

3 – Terapia para todos  

No começo da pandemia, em 2020, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) registrou, somente entre março e abril, 51.747 novos pedidos para que psicólogos trabalhem virtualmente. Esse número é superior a todas as solicitações já feitas na história: 30.677 cadastros até fevereiro de 2020. Com as mudanças impostas pelo (COVID-19), as pessoas buscaram um apoio emocional para lidar melhor com seus sentimentos e inseguranças. 

4 – Home office   

As plataformas e programas de videoconferência se tornarão instrumentos fundamentais de trabalho. O quarto, a sala e outros cômodos da casa se transformaram nos escritórios de milhões de pessoas pelo mundo.

5 – Telemedicina   

A tecnologia foi essencial para a área da saúde. A pandemia acelerou um processo que estava em curso: o investimento em telemedicina, uma saída para conseguir manter os atendimentos com mais segurança para médicos e pacientes foi a adaptação e as consultas de forma virtual.

Futuro vs COVID-19

Diante de tamanha tragédia humanitária, pudemos presenciar o grande esforço dos profissionais de saúde no combate ao coronavírus em todas as frentes – desde a pesquisa até a linha de frente. Graças à dedicação de médicos e enfermeiros, pudemos mapear o comportamento da doença e fomos nos adaptando e nos protegendo na medida do possível. 

Ainda não temos uma previsão, nem sabemos se o mundo voltará ao que conhecemos um dia, mas de toda forma, uma coisa é indiscutível: o caminho que nos levará para fora da crise sanitária passa, necessariamente, pela imunização em massa. 

Enquanto isso ainda não acontece, vamos nos cuidar, evitar aglomerações, usar máscaras e higienizar sempre as mãos. Gostou do conteúdo?  Acesse nosso blog e se informe com assuntos de saúde e bem-estar! A e+saúde possui tudo para facilitar a vida dos seus clientes, oferecendo atendimento diferenciado, qualidade e tudo isso com preços acessíveis. Além disso, você conta com descontos em remédios e profissionais qualificados. Se tiver alguma dúvida, fale com a gente em contato@emaissaude.com.

Compartilhe com seus amigos: