Saúde mental como a prática da resiliência pode te ajudar na ansiedade.
Engana-se quem pensa que sinônimo de saúde mental é a ausência de transtornos ou enfermidades mentais como a ansiedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental se caracteriza pela capacidade da pessoa de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive em simultâneo, que administra suas próprias emoções.
O número de brasileiros com algum transtorno de ansiedade, segundo estimativas da OMS em 2020, chegava a quase 10%. Com a pandemia, as pessoas puderam sentir esse transtorno ainda mais frequente e tiveram que se adaptar a uma nova realidade do mundo. Isso afetou diretamente a saúde mental de todos os cidadãos.
Para continuar trabalhando e equilibrando seus sentimentos, as pessoas precisaram exercitar a resiliência, ou seja, a capacidade de retornar ao estado natural, se adaptar, se ajustar após ser submetido ao estresse e sofrimento.
Ansiedade: Como afeta a saúde mental?
O Transtorno de Ansiedade é um distúrbio psiquiátrico em que há excesso de apreensão e expectativa de alguém em relação a diversos acontecimentos, que costuma perdurar por mais de seis meses e se repetir de forma episódica. Além do medo e da preocupação, há também relatos de sintomas físicos, como tremores, falta de ar, cansaço e náuseas.
A ansiedade, para Freud, é o medo sem um objeto bem definido, nomeado. Quando uma pessoa assume que está ansiosa e descreve seus sintomas, é como se estivesse experimentando a sensação desse encontro com o objeto causador de medo, mesmo que seja indefinido. A ansiedade, assim como o medo, é capaz de paralisar.
No Brasil, há mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade e a pandemia afetou ainda mais a saúde mental das pessoas, afinal, a rotina de todo mundo foi transformada, a dor da perda de entes queridos, o medo das incertezas, crise financeira, e outros impactos. Todos esses sentimentos invadiram o cotidiano das pessoas e elas tiveram que se adaptar e se equilibrar entre o emocional e a continuação de suas obrigações.
Resiliência à palavra da moda: o que ela pode nos ensinar?
A resiliência é a capacidade que uma pessoa possui para lidar com seus problemas e suas emoções a ponto de não se abater, desistir e se entregar quando se depara com situações inesperadas.
Pessoas resilientes nos ensinam a buscar adaptação, geralmente resistem a qualquer tipo de pressão para superar barreiras. Além disso, se caracterizam por ter atitude, tomar as rédeas da própria vida, assumir riscos, tentar incessantemente e não desistir diante de maus resultados.
Ser resiliente torna o indivíduo mais paciente, ele consegue equilibrar suas emoções, pensamentos e atitudes. Costumam encontrar na sua força interior, paciência e lucidez para atingir seus objetivos mesmo com as adversidades, sem perder ou paralisar sua energia vital.
Segundo especialistas, uma das soluções para lidar com a ansiedade reside justamente na nossa capacidade de resiliência.
Você consegue ser resiliente em seu dia a dia? Acesse nosso blog e tenha sempre dicas de como tornar sua vida mais leve e saudável! A e+saúde possui tudo para facilitar a vida dos seus clientes, oferecendo atendimento diferenciado, qualidade e tudo isso com preços acessíveis. Além disso, você conta com descontos em remédios e profissionais qualificados. Se tiver alguma dúvida, fale com a gente em contato@emaissaude.com.